sábado, 28 de novembro de 2009

O ato de aprender...


Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.

Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.

Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.

Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível.

Augusto Cury




terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

A Tecnologia Assistiva se compõe de Recursos e Serviços. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

Recursos
.
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Serviços
.
São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como: Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia, Arquitetura, Design e Técnicos de muitas outras especialidades.

No Brasil, encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.
.
Texto disponível na íntegra em http://www.assistiva.com.br/

CER

Investindo em Nossas Crianças Especiais
.

A nova sede construída para o Centro de Educação e Reabilitação Emanuela Ribeiro de Souza (CER) foi inteiramente adaptada segundo as normas da ABNT, dispondo assim de toda a infra-estrutura e recursos necessários para atender às necessidades de nossas crianças especiais. Os alunos do CER têm a sua disposição fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, além de diversas atividades, como aulas de capoeira, hidroginástica e equoterapia.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais, disponível para os alunos do CER graças a uma inédita parceria com o Hotel Porto Bello. Outra atividade diferenciada é a oficina de material reciclado, que busca estimular e trabalhar a coordenação motora de cada criança, bem como o trabalho em equipe.

Assim, a educação de pessoas com necessidades especiais assume hoje uma nova postura, sem assistencialismo, garantindo respeito e dignidade a esta clientela tão peculiar. Privilegia-se a formação global do aluno, visando não só sua adaptação social, mas também sua inserção no mercado de trabalho.
.
Disponível no site da Prefeitura de Mangartiba/RJ em

Este espaço...

Tentarei não colorir muito este blog. Esta é uma dica de um amigo jornalista. Antes espero, sinceramente, fazer deste, um ambiente de aprendizagem e colaboração com os amigos do Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia de Informação e Comunicação Acessiveis promovido pela UFRGS.
.
Desde o início de setembro, quando o curso iniciou, tenho compartilhado as experiências adquiridas pelo ambiente do TelEduc com os formadores, tutores e demais colegas. Colegas do curso, colegas de trabalho, colegas da minha vida social que não são professores por formação mas que enfrentam as problemáticas que observamos nas unidades escolares.

Ter este espaço hoje é um privilégio, buscar conteúdos pra ele, algo ímpar que buscarei aproveitar a cada segundo pois sei que acrescentará e muito a minha essência não só enquanto educadora mas enquanto ser.

Algumas propostas foram lançadas para que a tarefa da criação do blog fosse cumprida, então... mãos à obra!

Breve perfil...

Esse texto estará em outro local deste blog para uma melhor identificação da minha pessoa autora e produtora dos textos, relatos e cópias que nesse espaço estão. Aproveitem o blog!
Olá... Sou Carina, uma carioca de 27 anos apaixonada por Mangaratiba, cidade que vivi os melhores anos da minha vida.

Professora dos anos iniciais e de Geografia. Já trabalhei em lojas, rádios comunitárias, creche, escola regular e com o ensino de jovens e adultos. Atualmente tenho me dedicado ao trabalho pedagógico com professores através da Secretaria de Educação de Mangaratiba.

Aprecio meu trabalho assim como de todos os que trabalham comigo porque sou desde sempre apaixonada por gente e, ainda que eu passe grande parte do meu tempo na companhia de um computador, são as pessoas que dão significado ao meu esforço diário.

Atualmente faço pós na área de Administração Escolar e tenho propostas para coordenar as ações pedagógica do Centro Educacional Interatividade Digital em Mangaratiba.

Não tem a ver diretamente com meu trabalho, mas quem me conhece sabe... LIBRAS, há anos é minha menina dos olhos, dança é a linguagem da minha alma e fotografia está no meu DNA, não dá pra deixar de citá-las quando faço algum relato sobre mim.

Também sou casada com um homem maravilhoso que tem abraçado a tarefa de caminhar ao meu lado e ajudando a voar cada vez mais alto. Às vezes, com a correria dos dias esquecemos que valorizar isso.

Não temos filho ainda, mas Deus nos abençoou com crianças e adolescentes muito especiais que enchem a nossa casa com muita alegria. Sem contar família, os amigos e os irmãos da igreja.

Quanto a viagens e leitura... Eu simplesmente as amo de todo coração pois ambas nos proporcionam diversas oportunidades para ampliarmos a nossa visão do mundo.

Lugares para conhecer, Patagônia e o Ceará.

Livros para ler, eu indico: Quem me roubou de mim? e A cabana.

Acho que é só... falar da gente é complicado mas uma coisa é certa: eu sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

Abraços em todos e bom curso!!!